A temível Enxaqueca

Enxaqueca é uma doença crônica causada por um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e neurotransmissores, que resultam em uma série de alterações neuroquímicas e hormonais, alterações estas que, por sua vez, são decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da enxaqueca, e também de uma predisposição genética.

A enxaqueca pode ou não vir acompanhada de dor de cabeça, enjoo, visão embaçada, tonturas, alterações do humor, aversão à claridade e aura visual, formigamentos, vômitos, aversão à claridade, hipersensibilidade ao barulho, aos cheiros, do couro cabeludo, irritabilidade, ansiedade, tontura, depressão (mesmo fora das crises). Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca. Normalmente apresenta alguns deles, em graus variados que também podem ser considerados sintomas comuns da enxaqueca!

Mitos e Verdades:
Segundo Dr. Alexandre Feldman, a dor de cabeça da enxaqueca pode ser latejante (pulsátil) – porém, está errado pensar que a dor só pode ser latejante (pulsátil). A dor de cabeça da enxaqueca também pode se constituir de uma dor em peso, ou uma sensação de “pressão para fora”, como se a cabeça fosse explodir. Feldman aponta que é extremamente importante, desmistificar várias fontes de informação na internet que condicionam o diagnóstico da enxaqueca a uma dor latejante. Isso não é necessariamente assim e, também, não é necessária a mesma localização de dor durante as crises. A localização de dor pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, inclusive na região dos dentes, dos seios da face e da nuca, dando origem à confusão com problemas dentários, de sinusite e de coluna. Portanto, é equivocado falar que a enxaqueca ocorre em um só lado da cabeça. Pode doer a cabeça inteira em uma crise de enxaqueca.

A duração de uma crise de enxaqueca é, tipicamente, de 3 horas a 3 dias, seguida de um período variável sem nenhuma dor de cabeça. É claro que existem casos em que uma crise de enxaqueca dura menos de 3 horas ou mais de 3 dias. Por exemplo, crianças pequenas frequentemente apresentam crises de enxaqueca bem mais curta, comumente de meia a uma hora. Aliás, crianças e bebês podem ter enxaqueca muito mais que se imagina!

O que é enxaqueca e como afeta a qualidade de vida?
Não apenas a dor de cabeça da enxaqueca, mas todos os demais sintomas podem ser tão intensos e incômodos a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualquer atividade, obrigando-o a ficar deitado, num quarto escuro, em silêncio, durante horas ou dias. O paciente torna-se muito irritável, preferindo ser deixado sozinho. A enxaqueca pode devastar e destruir a qualidade de vida não apenas do portador da doença, mas da família em torno. A qualidade de vida do paciente com enxaqueca pode ser comparada àquela do paciente com câncer em estágio avançado ou até em pacientes com AIDS em fase terminal e, mesmo assim, a enxaqueca continua sendo um problema de saúde pública menosprezado.

Boa parte das crises de enxaqueca terminam com o sono!
A Enxaqueca pode e deve ser tratada por um profissional da saúde que trate a causa da doença e que mantenha o paciente longe das crises!

A Axis trata a enxaqueca com técnicas específicas para cada paciente, utilizando recursos da Quiropraxia e Fisioterapia primeiramente e, posteriormente, utilizando o Pilates para o fortalecimento da musculatura do pescoço, ombros e toda a coluna, além de restabelecer o equilíbrio e a postura corporal!!!

Agende seu horário  conosco e livre-se das crises temíveis da enxaqueca.

VIVA BEM, VIVA SEM DOR!!!!

Mais informações:

51999452460/ 51981787244

Parte desta postagem foi escrita por, Dr. Alexandre Feldman-Médico clínico-geral (CRM-SP 59046), autor de vários livros sobre enxaqueca, criador e responsável pelos sites Enxaqueca.com.br e MedicinaDoEstiloDeVida.com.br.